terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A RELIGIÃO EVANGÉLICA NÃO É NOVIDADE

Leiamos Isaías 58.



Perceba que este texto em sua essência declara a situação espiritual do povo da época que não é nada diferente da situação espiritual da igreja evangélica de hoje, estamos mais importados em mostrar q a igreja é diferente do mundo, nossos cultos estão cheios da mesma religiosidade que contaminava o povo daquela época, ali o texto descreve o jejum, ritos de humilhação, as pessoas se cobriam com sacos e com cinzas, a religião daquele tempo demonstrava sua devoção a Deus de forma externa, ou seja, através de atos rituais que os destacavam dos demais e os faziam se sentir melhores e exclusivos,  eles tentavam convencer a Deus e persuadi-lo a atendê-los através de atitudes que eles julgavam de alguma forma boas aos olhes do Criador. É certo q ha vários níveis dessa loucura, alguns o faziam para manipular o povo que em vendo-os agir assim se submetiam ao seu controle, isso se chama PODER, outros o faziam de coração devoto, pois foram ensinados de forma errada, o que não os isenta do erro pois as escrituras são para serem examinadas e meditadas, sendo assim erram porque são manipuláveis, isso se chama BURRICE, outros ainda o faziam para alcançarem favor do clero, para subir mais degraus na chamada sinagoga, ou seja, ajo da forma com que a religião manda mesmo sabendo que é errado para que eu possa me tornar um "sacerdote" um dia e tentar mudar as coisas, isso se chama CUMPLICIDADE e GANANCIA de querer o mesmo poder que o clero tem. E em todos não creio que haja inocentes, pois aquilo que Deus tem de se revelar a toda a humanidade, Ele se revela, de forma que é indesculpável o homem no que julga.

Reflita se hoje não ocorre o mesmo, nossos cultos estão cheios da mesma falsa idéia de que Deus se agrada disso, chegamos ao ridículo de encostar a Deus na parede com frases que determinam, não aceitam, declaram, chamamos certas coisas de atos proféticos porem cometemos o mesmo engano, estamos com cede de poder, queremos estar no topo, agimos mesmo contra a nossa própria opinião para subirmos degraus eclesiásticos, queremos manipular, dizer ao povo o que pode e o que não pode, o que é certo e o que é errado, queremos ser vistos em nossos jejuns, em nossas orações, falamos "línguas estranhas" em voz alta mesmo sabendo que ICo-14 nos manda falar baixinho, queremos exteriorizar que temos Deus, porem cometemos o mesmo erro de ignorar ao próximo necessitado.

Tiago disse que só existe um tipo de religião valida, é cuidar dos órfãos e das viúvas, Isaías 58 fala a mesma linguagem.


Ninguém vê quando doamos, ninguém sabe quando oramos no nosso quarto, ninguém percebe quando jejuamos por uma causa justa, pois nem mesmo desfalecemos nosso semblante em assim fazer.


No famoso sermão do monte Jesus nos alertou a forma certa e a errada de proceder


Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
 
Mateus 6:1-8



Existe um fato inegável descrito nos primeiros capítulos que eu não poderia deixar de comentar aqui, assim como Isaías foi, me sinto hoje intimado a “gritar” ao povo mascarado que volte ao evangelho puro e simples, vejam que nos capítulos seguintes fica claro que este povo pode sim voltar-se a Deus de forma sincera.



Fernando Lanza



Nenhum comentário:

Postar um comentário