segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nosso de cada dia

Hoje estive refletindo sobre a oração que o Sr nos ensinou, velho o barato é sério.
Como já disse o mano Brega (Carlos Bregantim), essa oração é totalmente diferente das que fazemos hoje, ela é comunitária e a nossa individualista, ela é sempre venha a nós, ela é sempre plural e a nossa é singular, venha a mim,  individualista e quase sempre mesquinha, rsrsrs.

Mas não é isso que me chamou a atenção, é a parte do "pão nosso de cada dia nos dai hoje"

Percebe a momentaneidade da frase? É o de hoje que peço, é o que preciso pra agora, não pro futuro, fazemos planos, queremos uma poupança recheada, não que isso seja errado, trabalho e guardo pra não ter surpresas, porem quem garante que não terei?
É difícil crer que Ele dá o de hoje, sustenta-nos como as aves do céu que não trampam das 8 as 18, Ele quer que deixemos de nos preocupar tanto com o futuro, com o que vamos comer amanhã, com como vamos pagar as contas mês que vem, em como será daqui pra frente, basta a cada dia o seu próprio mal.
Isso é expressado de forma clara no “deserto” em que o povo de Israel teve que vagar por tanto tempo. Como alimento Deus lhes enviava algo do céu, algo gostoso, um alimento nutritivo e revigorante, chamava-se Maná, esse maná era dado por Deus todos os dias e existia uma única regra pra ele, não podia guardar pro dia seguinte.
A idéia do Maná é estranha desde o nome. O significado do nome no termo hebraico manna é como se aquela gente dissesse: “como é mesmo o nome disto?” Ou “O que é isto?” Portanto a idéia de ser alimentado por Deus a cada dia é desde sempre tida como uma surpresa quando percebida, você se lembra do dia que achou que o R$ não daria e deu? Lembra-se do dia em que o Dr. Disse que era impossível porem Deus no dia da cirurgia reverteu e os exames preparatórios mostraram q você não tinha nada? Lembra-se que pensou que o amanhã te esperava com solidão e um amigo mais que chegado bateu em sua porta? Lembra-se que Deus fez o que fez no dia em que Ele julgou certo porque é Ele quem sabe o dia em que deve agir?
Se você se lembra de algo assim é porque já come desse maná e se espanta a cada dia que ele é dado.


Ah! sei que foge do assunto mais vale abrir um parênteses aqui pra dizer que o Maná é  um Tipo de Jesus Cristo, o Pão Vivo que desceu do Céu, nasceu numa padaria(Belém) ou Beith-Lahm - casa de pão. O Seu corpo é verdadeira comida, e o Seu sangue é verdadeira bebida. Ele é o Manna que veio da Padaria Celestial, para saciar a fome dos humanos famintos.



Recebamos de bom grado o maná e sejamos agradecidos pelo Hoje.



Fernando Lanza




Nenhum comentário:

Postar um comentário