sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A alma cresce na dor.

Sei que é um termo cansado e desgastado, porém é algo que devemos lembrar sempre, não quero de alguma forma explicar o porquê Deus permite que soframos e nem tão pouco o quanto isso é bom ou ruim pra nós, isso é algo pessoal, é entre você e Deus, quero compartilhar algo que discuti com a galera da Comunidade Cristã Vida na radio WWW.ccv.org.br há algumas semanas atrás, falávamos sobre o espinho na carne de Paulo e tirei algumas conclusões que compartilho aqui, porém primeiramente quero deixar claro duas coisas antes:

1º A dor é essencial na vida, sem ela não temos como saber de algo que esta acontecendo, por exemplo, a dor física existe para informar ao cérebro que alguma parte do corpo, ou mais de uma esta em perigo;
2º Lições aprendidas em momentos ruins são muito mais absorvidas pelo nosso ser do que aquelas que aprendemos nos momentos alegres, por exemplo, refletimos muito mais durante um velório de alguém que amamos do que no casamento de alguém que amamos isso é fato e também é afirmado pelo escritor de Eclesiastes.

Tendo isso em mente, quero simplesmente listar as dores de um, livro-me por hora de apontar de modo exegético referências bíblicas e tão pouco me sinto obrigado a explicar cada versículo dos textos que citarei, pois este texto é destinado a adultos em Cristo, pois se adulto tu és então terás as referencias já imputadas em teu ser.
O tema do debate na radio (discutíamos por meio de chat) era o espinho na carne de Paulo, como já disse e através dele cheguei à conclusão de que nem toda dor que sofremos tem o mesmo motivo e propósito, por isso listarei de modo breve cada uma apontando a origem e propósito dela (claro que em essência, sabemos que quando tratamos de algo relacional e pessoal com Deus, cada caso é um caso).

Espinho na carne (2CO. 17:1-11)
  O texto de Paulo deixa claro que era para que ele não se ensoberbecesse, ou seja, existe a dor (seja qual for no teu caso) que aparecerá em nossas vidas sempre que acharmos que somos melhores, pensarmos que somos super ou diminuirmos outros porque nossas experiências com Deus são a nosso ver de alguma forma superiores a dele.

Provações/ Tentações
È muito importante que tenhamos a certeza que ao sermos tentados ou provados não o somos por Deus e sim por causa de nos mesmo, Deus te conhece, Ele não precisa de provas além daquelas que você da todo dia com teu comportamento em casa, no trabalho ou em qualquer lugar.
Melhor do que eu, a bíblia deixa isso claro quando Tiago escreve:
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (TI. 1:12-15)

Conseqüências
Existe uma lei que ninguém escapa e essa me nego a explicar, deixo mais uma vez a bíblia falar por mim:
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
"Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (GL. 6:7-8)
Lembro que a graça nos livra de tanto apuro, porém uma vez conhecendo a graça voltemos as obras da carne, é o mesmo que zombar ou escarnecer de Deus.

Cruz (MT. 16:24)
Quando Ele diz tomo sua cruz, esta dizendo, há coisas que você levará consigo o resto de sua vida, porém isso não impedirá de servi-Lo, há determinadas coisas na vida que sentimos como um fardo ao exemplo da situação financeira, ou uma doença crônica, ou até mesmo uma dificuldade na fala (como com Moises), pode ser que a cruz que tenha que carregar seja ter nascido em uma família que me perseguirá por causa da minha fé, enfim poderia passar o dia aqui enumerando as situações das mais diversas, mais cada um sabe a cruz que tem que carregar.

Desastre:
Há situações que não se explica, dores que somos acometidos sem aparente motivo, há vezes que vemos algo ruim acontecendo e não entendemos o motivo, o objetivo desse texto não foi esclarecer tudo, pois nem tudo é claro pois vivemos num mundo caído, aonde o mal e seu senhor, Satanás lutam a favor da destruição da vida. E por isso nesses momentos de desastre como houve no Haiti e no Japão, como acontece na minha e na sua vida, quando o terremoto da morte de alguém amado, o furacão do desemprego, o Tsunami da traição conjugal acontecem, a melhor coisa é se calar e esperar, pois em Deus, TODAS as coisas concorrem para o bem.


Acho estranho quando as pessoas invertem as coisas, chamando doenças crônicas de provações, alguns cristãos chamando desastres naturais de conseqüência de pecado de um povo, chego a sentir agonia quando alguém me fala que Deus esta provando a fé dele (a) permitindo que ele sinta tal tentação, minha oração é que possamos identificar a origem e propósito de nossas dores.


Debates na radio todas as terças às 20:00hs. www.ccv.org.br

Fernando Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário