segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Equivoco religioso sobre o ímpio, o pecador e o escarnecedor

 

 

                                                          

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 
Salmos 1:1

 

Legal esse texto, lembro-me de varias coisas quando leio, por exemplo, na época da minha conversão, para o meu pastor o ímpio eram todos que não iam à igreja, pecadores eram todos que não seguiam a doutrina pré estabelecida por ele e escarnecedores eram meus amigos de outra igreja lá do bairro, eu andava com eles porque na minha igreja só tinha gente velha e eu com meus 19 anos conheci essa galera, agente se reunia pra ler a bíblia e orar com muita freqüência, porem para o meu pastor eles eram escarnecedores por questões doutrinárias.

Após sair dessa igrejinha doida fui congregar com esses amigos, daí lá meu novo pastor mantinha a mesma linha, quem não é crente é ímpio, porem variava nos demais, pecador era todo que não ia à igreja e escarnecedor eram pessoas como eu, que questionavam a autoridade dele com a intenção de ajustar umas coisinhas erradas como hierarquia eclesiástica.

São muitas as formas de ver, pôr em sua maioria esse texto é visto assim, lembro–me do reverendo Caio Fabio pregando algo assim, ele dizia que em sua infância o escarnecedor pra sua avó, era o amiguinho dele. Essas três palavras estão com freqüência nos púlpitos e âmbitos dos crentes sendo usada dessa forma.

Estudei Hermenêutica, linda matéria, porem só me é valida uma coisa nos dias de hoje, me lembro como se fosse hoje, terminamos a matéria depois de meses e em sua conclusão sobre o assunto meu professor virou pra sala e disse q essas questões técnicas são boas, porem a única regra q é realmente aplicável pra vida é Jesus, tudo tem que ser interpretado a partir dEle, todos os textos tanto do novo como do antigo testamento devem ser vistos do ponto de vista dEle, nem preciso dizer que é porque ele é a Palavra encarnada né?

Sendo assim vejamos esse texto da perspectiva de Jesus, vejamos passo a passo:

 "não anda segundo o conselho dos ímpios"

Vamos lá, se arrisque em meditar nisso atreves da vida de Cristo, quem deu conselhos que Ele não seguiu?

Ta aqui mestre, pegamos essa no flagra adulterando, vamos matá-la na pedrada.

Desce daí, você não é o cara? Desce!

"nem se detém no caminho dos pecadores"

Quantas vezes Ele parou no caminho pra um bom bate-papo tipo à beira de um poço ou em qualquer outro lugar como dentro de um barco? De quem era esse barco?

Quem era o verdadeiro pecador pra Jesus? Pare e Pense, a atenção de quem Ele chamava com freqüência?

"nem se assenta na roda dos escarnecedores"

Quantas casas Ele freqüentou, quantas mesas Ele se sentou pra comer? De quem eram essas casas que Ele freqüentava, quem oferecia esses banquetes a Ele? Aonde você não o via e quando o via Ele geralmente era expulso?

 

Jesus andava, parava pra bater papo e se sentava com todos aqueles que a religião chama de ímpio, pecador e escarnecedor. Em contra partida Ele não andava, parava pra bater papo e nem se assentava com os próprios religiosos, quando o vemos junto dos lideres das mais variadas facções do judaísmo da época, geralmente estava porque o procuravam, geralmente estava recebendo conselhos e os negando, em sua maioria Ele estava os admoestando a se voltarem para dentro de si mesmos e se converteram ao amor abandonando assim suas praticar de auto-glorificação.

 

Portanto com esse texto quero que entenda que muitas coisas estão desde sempre distorcidas pelo ponto de vista da religião, e com isso nosso papel é nos voltarmos para a pessoa de Jesus e ver com os olhos que Ele vê e amar com o amor que Ele ama.

 

 

Fernando Lanza

 

4 comentários:

  1. Meu irmão! acho que você não entendeu o versículo, pois ele diz bem claro, "não anda segundo o conselho dos impios" quando se diz não anda segundo o conselho, não quer dizer que não podemos andar com sertas pessoas, e sim não seguir seus conselhos, mas devemos andar e aconselhar segundo o que cristo nos ensinou.... "não se detem nos caminhos dos pecadores" detem é permanecer, no entando nós podemos andar por todos os lugares contando que não vamos permanecer por lá.... " nem se assenta a roda dos escarnecedores" se assentar e continuar com sertas pessoas está errado, mas se eu me assentar para mostrar a realidade biblica está mas do que correto. não queira dizer que a palavra de Deus está distorcida Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Ap 22: 19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo quero te dar os parabéns vc está certíssimo,pois Jesus foi enviado a terra para salvar a todos,não foi só para alguns mas os ímpios são aqueles que não saber de Jesus e continua a praticar a maldade,pecadores nós todos somos e os escarnecedores são os zombam de tudo que é Sagrado!

      Excluir
    2. Certinho! isso mesmo.Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
      kkkk

      Excluir
  2. Leiamos oque Paulo escreveu à igreja de corinto!
    1co:5

    ResponderExcluir