sábado, 14 de janeiro de 2012

Betesda: Casa de misericórdia?




Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. 
João 5:2-13

 É sempre muito difícil pra mim ler este texto e não refletir sobre a situação atual das nossas igrejas denominadas evangélicas no Brasil, é quase impossível não comparar e este texto dedico-me sómente a listar as semelhenças entre as duas:
1º O nome:
 O nome Betesda,em hebraico significa casa de misericórdia, porem o cenário que vemos aqui é totalmente o contrario, vemos algo que deveria se chamar “casa de miséria”. O significado da palavra igreja se perdeu com o tempo e hoje temos varias classificações, porem na maioria dos casos equivocados como Betesda, A igreja perdeu parte de sua credibilidade por causa de falcatruas, circos senssacionalistas e brigas entre si mesma por doutrina.
2º Crença:
 Em Betesda esperava-se um anjo, uma lenda judaica que iludia a muitos, nossas igrejas estão cheias de teologias de prosperidade, terapias do amor, formulas da felicidade, nossas igrejas prometem e prometem em seus slogans, somos agentes tabajaras, “seus problemas acabaram” é algo que pregamos, nós queremos é casa cheia.
3º Egoismo:
 Aquele homem estava há 38 anos ali e dizia que não ia as águas porque ninguém lhe levava, ele não tinha um amigo, cada um buscava a cura pra si, isso se encaixa perfeitamente em nossas orações egoístas e individualistas, contrariando totalmente o modo com que Jesus nos encinou a orar:
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 
Mateus 6:9-13
 Perceba que tudo é no plural, tudo é coletivo e não preciso falar que em nossas orações dificilmente isso ocorre, é sempre o EU que esta no centro delas.
4º Religião:
 Após Jesus perguntar pra ele se queria ficar curado, o homem diz que ninguém o leva, diz que as águas eram o jeito certo, porem Jesus não perguntou nada disso, mais mesmo assim o homem doente não só fisicamente demonstra sua doença na alma, ele já tinha estabelecido um jeito, um local e um momento (hora) para Deus agir na vida dele, e hoje vemos esta mesma mentalidade, marcamos local, dia, hora e modo dEle agir, quantas vezes você viu isso se repedir? Quantos anúncios no radio e na televisão você viu falarem coisas como “Na sexta dos milagres curas acontecem”, “Aqui, no templo maior Deus fala”, “No dia 20 de fevereiro haverá o grande culto de curas e milagres”, “A decida do anjo acontecerá no próximo sábado as 20hrs”, “Esta triste? Cansado? Temos a solução. Procure a igreja “TAL” mais próxima de você porque Deus ira operar um milagre em sua vida quando você colocar os pés aqui”.
 É realmente triste ver isso, porem é real, queremos dizer pra Deus quando onde e como deve agir, você pode pegar dos exemplos mais sutis aos mais escrachados, vamos da flor orada e o azeitezinho na testa ao sal grosso e banho de arruda em nome da benção, e em quase todos os casos isso exige uma graninha, é nescessario a manutenção dessa coisa toda, a “campanha" não pode ser quebrada, senão temos que refazer tudo e gastar mais um pouquinho pra poder receber a cura/bença.
5º Teologia:
 Até mesmo nossa teologia que em sua maioria é sistemática, ou seja, há parâmetros em que não podemos mexer limitando assim nossa visão de tudo, estava presente em Betesda na figura dos lideres religiosos que diziam que o cara não poderia carregar sua estreira/cama e muito menos Jesus poderia curar em um sabado. Limitamos a Deus com nossas certezas e dizemos até onde Ele pode ir, encaixamos Ele dentro das quatro paredes da igreja ou do ambiente tido como cristão, excluímos Ele das canções não gospel, dizemos que a medicina foi deixada por Ele porem não reconhecemos o milagre que ocorre dia a dia nos corredores dos hospitais desse nosso país tão precário.
6º A cura:
 Ela existiu em Bestesda da mesma forma que existe na igreja, independente de qualquer coisa Jesus cura até mesmo aquele que não tinha mais esperança de ser curado, Ele age simplesmente porque ama e não porque nos enquadramos em uma formula mágica.
7º Surpresa:
 É engraçado uma coisa, fica claro que o cara não foi curado pela fé, outros sim, mais este não, este foi escolhido por Jesus a dedo, e curado simplesmente porque Jesus o escolheu. Portanto entendo que independente dessas teologias positivistas Jesus age da forma que quer, na hora que quer e em quem Ele quer.
8º Mudança:
 Em todos os casos, qualquer pessoa que se encontra com Jesus é chamado a uma mudança de atitudes, se houve o encontro a vida mudou, se a vida não mudou...


Fernando Lanza

2 comentários:

  1. Infelizmente Sr.Fernando Lanza, tanto o compor-
    tamento e a situação da seitas evangélicas no
    mundo estão cada vez mais precaria e embusteiras
    Hoje vemos uma quantidade enorme de pastores
    evangélicos frequentando a Maçonaria ( que por
    sí só representa a presença maligna do inimigo)
    Outros pastores viveram muito tempo na Umbanda
    e se transferiram fundando assim a IURD a show
    da fé e muitos outros que também estão pregan-
    do em muitos outros templos evangelicos com a
    mesma doutrina "TEOLOGIA DA PROSPERIDADE" estão
    andando na contra mão com Deus. E agora?
    ROBERTO DE OLIVEIRA LEME.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora Roberto, e obrigado pelo comentario.

    E agora?

    "O que é ja foi, e o que ha de ser tbm, nada ha de novo debaixo do céu"

    como o texto diz, acontece hj o que acontecia na época de Jesus, e vem acontecendo sempre ao longo dos seculos, é assim, aonde ha ser humano, ali ha corrupção, porem Paulo nos diz que sempre haverá o remanescente fiel, que possamos ser reconhecidos como tal.

    ResponderExcluir