quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EMPATIA





Edsacrusen o Yesous
E Jesus chorou.
(JO.11:35)
 Empatia: Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma idéia ou uma coisa.  (dicionário)
 Empatia é aquele famoso “colocar-se no lugar do outro”. A bíblia em diversos textos nos leva a buscar entender o nosso próximo, seus problemas e complexidades, lemos em diversos textos palavras como “chorai com os que choram” e “levai as cargas uns dos outros” entre outros.
 Neste texto de João 11 vemos Jesus chegando ao velório do Lazaro, seu amigo, o cenário é este, uma pessoa amada por muitos jaz sepultada e como de costume a galera da família e amigos ainda estão por lá o velando, já tinha quatro dias desde que a morte havia ceifado sua existência e deixado muita gente com o coração partido, Jesus chega nesta cena e a bíblia narra de forma detalhada suas ações e sentimentos.
 Jesus sabia que Lazaro sairia vivo da sepultura, Ele mesmo em sua oração (feita por causa do povo) deixa isso claro dizendo que tudo que pedisse o Pai lhe daria, dias antes já havia afirmado que essa enfermidade que levou Lazaro para sepultura não era “para a morte e sim para a glória de Deus”, Ele chega nessa cena afirmando que Ele é a ressurreição, todos os fatores eram positivos na mente de Jesus, de modo que Ele mesmo estava tranqüilo e ciente de tudo que ocorreria.
 Porem ao se aproximar do tumulo algo ocorre que nos chama a atenção, Ele chora, chora um choro que teve inicio em um sentimento raro, a narrativa é bem clara, diz que Ele se moveu dentro de si de intima compaixão. Amigos(as) tenho uma coisa por certa, Ele não chorou pela morte de Lazaro, isso é claro pra mim, a cena de velório o comoveu. Ver pessoas sofrendo, familiares com o coração doendo por perder alguém querido, o sentimento de impotência de suas irmãs Marta e Maria que assistiram seus últimos momentos sem poder ajudá-lo, ver pessoas e suas dores sinceras em seus prantos e agonias por alguém que realmente era importante pra elas o fez sentir a mesma dor que eles, Ele se colocou no lugar daquela galera e sofreu o sofrimento deles, sentiu as dores deles e chorou o choro deles.
 Jesus é a palavra EMPATIA encarnada, ele veio para sentir nossas dores e chorar nosso choro, Ele pisou aqui e se fez homem para sentir o que eu e você sentimos, tenha uma coisa por certa, Ele sabe o quanto dói a sua dor, sabe o quanto cada coisa te entristece, Jesus não te deixa sozinho no seu quarto chorando, Ele chora junto e por sentir a tua dor Ele quer que aquilo que te faz chorar suma e traz aquilo que te dará alegria, seja o que for tenha certeza que Ele se alegra quando você esta alegre e prefere o sorriso ao choro.
 Porem não se engane, Ele sabe muito bem diferenciar o choro sincero do falso.

Fernando Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário