quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A origem do sofrimento desnecessário.



Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;
E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;
E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. 
1 Coríntios 7:29-31


Antes de falar sobre o titulo e o texto bíblico quero primeiro falar que entendo que existem três tipos de sofrimento:
*Primeiro: o sofrimento externo, aquele causado por doenças, catástrofes naturais, acidente e mazelas;
*Segundo: o sofrimento verdadeiro, aquele que se sente pelo próximo, pelo evangelho e pelo amor verdadeiro, é quando sofremos as dores do outro, é quando sofremos a pressão do inferno quando fazemos a coisa certa, é aquele sofrimento que passamos por opção, porque é assim que somos, somos cristãos e em assim sendo, imitamos a Cristo, sofrendo assim as dores e o peso do próximo;
*Terceiro: o sofrimento emocional, e é disso que estou querendo falar hoje:

“A origem do sofrimento é o apego...” (Buda)

Ta, pode me criticar e começar a invalidar meu texto porque estou partindo de uma frase dita por Buda (ou seja la quem for), também fiquei bem impressionado com meu amigo Google, em sua maioria esmagadora minha pesquisa sobre o sofrimento e sua origem, meu brother Google me mostrou sites e blogs infindáveis com informações budistas sobre isso, e os poucos cristãos que achei foram superficiais, daí fui a sites de gente que gosto, li e gostei do que alguns tiveram a dizer pra mim sobre o assunto, porem em sua maioria os evangélicos trazem sempre as mesmas fontes e explicações, como pecado original, batalha espiritual e coisas do tipo. Desculpem-me mai tenho certeza Buda sabia mais que nós sobre o sofrimento.
No texto bíblico acima fica claro isso, o “tempo” se abrevia, estamos próximos de duas realidades, o arrebatamento ou o a morte física, e estamos vivendo uma vida de apego a algo, seja outra pessoa, seja bem material, seja o poder ou o passado, estamos apegados a isso, dormimos pensando em alguém, em algum lugar, em algum bem material, em algo que já se foi e queremos de volta. Perdemos nosso sono com isso, acordamos pensando nisso, nos distraímos durante o trabalho, a aula, o transito ou seja lá qual for a atividade que estivermos, nos apegamos, queremos que alguém viva por nós,  choramos por algo ou alguém que queremos ou simplesmente temos medo de perder, possuímos, folgamos e nos sentimos seguros e estáveis com isso, compramos de modo a ter mais disso e por fim usamos e abusamos desse mundo e as coisas e pessoas que ele nos oferece.
Somos seres apegados e cobiçosos, e em conseqüência somos seres frustrados e infelizes, sofremos um sofrimento desnecessário. Paulo nos diz nesse texto para desapegarmos porque a aparência deste mundo passa. 

DESAPEGA AMIGO(A)

Fernando Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário