sexta-feira, 25 de março de 2011

A Poesia Hebraica


A principal característica da poesia hebraica é o paralelismo. No paralelismo hebraico enfatiza-se o “ritmo da idéia”, como é de praxe na cultura oriental, que preza mais pela idéia que pelos artifícios da literatura. A primeira linha é paralela à segunda ou às seguintes. Isto é, elas combinam. Por exemplo, “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” —Salmos 9.1. Mas há um interessante detalhe a respeito do paralelismo: é a permissividade que dá à tradução para outros idiomas, sem que se perca a idéia central do texto. Nas poesias atuais isso não ocorre, e, no processo de tradução, acaba-se perdendo alguma coisa – ou a rima, ou o ritmo, ou a idéia.

Todavia, curiosamente, há também outros gêneros de paralelismo na Bíblia, que são:

Paralelismo Sinônimo
“Louvarei ao Senhor durante a minha vida,
Cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo”. —Salmos 146.2

“Ele mesmo julgará o mundo com justiça,
Exercerá juízo sobre os povos com retidão”. —Salmos 9.8

Paralelismo Antitético
“Quando não há conselhos os planos se dispersam,
mas havendo muitos conselheiros eles se firmam”. —Provérbios 15.22

“Não repreendas o escarnecedor para que não te odeie,
Repreenda o sábio e ele te amará”. —Provérbios 9.8

Este gênero de paralelismo também se faz presente na maioria das parábolas de Jesus. Como ao exemplo do Filho Pródigo (Lucas 15.11-32), das Dez Virgens (Mateus 25.1-13), dos Talentos (Mateus 25.14-30), etc.

Paralelismo Sintético
“Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração,
O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos”. —Salmos 19.8

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,
e luz para o meu caminho”. —Salmos 119.11

Paralelismo Analítico
“O Senhor reina,
Tremam os povos”. —Salmos 99.1

“Ó minha alma, espera somente em Deus,
porque dele vem a minha esperança”. —Salmos 62.5

Paralelismo Climático
“Viram-te as águas ó Deus
As águas te viram e temeram
Até os abismos se abalaram”. —Salmos 77.16

“Os rios levantam, ó Senhor,
Os rios levantam o seu ruído,
Os rios levantam as suas ondas”! —Salmos 93.3

Paralelismo Emblemático
“Assim como o pai se compadece de seus filhos
Assim o Senhor se compadece daqueles que o temem”. —Salmos 103.13

“Sem lenha o fogo se apagará
Não havendo intrigante,
cessará a contenda”. —Provérbios 26.20

Paralelismo de especificação
“Aparta-te do mal e faze o bem
procura a paz e segue-a”. —Salmos 34.14

Paralelismo Quiástico
“Louvem-te a ti, ó Deus, os povos
os povos todos louvem-te”. —Salmos 67.3

“O meu amado é meu
E eu sou dele” —Cantares 2.16a

***

Estudo realizado por Giovani Mariani

Bibliografia:
Mielnik, Jairo Ajala. Trabalho de graduação em Teologia. 2008
Pereira, Daniel Ruy. Os livros poéticos. Santo André, 2006
Rops, Daniel. A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires. Paris, 1988



retirado de: http://sementedarenovacao.com/?p=3908

Nenhum comentário:

Postar um comentário