sexta-feira, 25 de março de 2011

Pré conceitos


Olá.
Hoje li uma matéria no site do Pava sobre um debate sobre charutos entre Charles Spurgeon o 'príncipe dos pregadores' e Dwight Pentecost, um pregador itinerante da época. Spurgeon fumante apaixonado por charutos fez declarações que podem causar espanto em muitos ainda hoje.
Segue a matéria assim como publicado:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20 Maneiras de fumar charutos para a glória de Deus

 20 Maneiras de fumar charutos para a glória de Deus
Em 1874, a revista Christian World relatou uma curiosa disputa de idéias entre o pregador itinerante Dwight Pentecost e o pastor Charles Spurgeon, ocorrida quando ambos estavam em um culto. Pentecost incluiu em seu sermão um relato apaixonado sobre como obedeceu ao chamado de Deus para deixar de fumar, algo que parecia atrapalhar sua busca de santidade. Muitos viram neste testemunho uma pacífica provocação a Spurgeon, conhecido por gostar de fumar charutos.
Quando Spurgeon chegou até o púlpito, disse:
Bem, caros amigos, vocês sabem que alguns homens podem fazer para a glória de Deus o que para outros homens seria pecado. Apesar do que nos relatou o irmão Pentecost, eu pretendo fumar um bom charuto para a glória de Deus antes de ir para a cama hoje à noite. Se alguém puder me mostrar na Bíblia o mandamento: “Não fumarás”, estou pronto a obedecê-lo, mas ainda não o encontrei. Conheço apenas dez mandamentos, e faço o possível para guardá-los. Não tenho vontade alguma de transformá-los em onze ou doze.
O fato é que eu tenho falado com vocês sobre pecados reais e para não darem ouvidos a meros sofismas e escrúpulos. Ao mesmo tempo, sei que aquilo que um homem acredita ser pecado se torna pecado para ele, e deve então parar de cometê-lo. “Tudo o que não provém da fé é pecado” [Rm 14:23]. Esse é o ponto que o meu irmão Pentecost vem reforçar.
Ora, um homem pode pensar que é pecado ter suas botas pintadas de preto. Bem, então ele não deve insistir e ficar com elas brancas. Gostaria de dizer que não tenho vergonha de nada do que faço. Não me sinto envergonhado por fumar, portanto, quero dizer que fumo para a glória de Deus.
Creio que quase tudo pode ser feito para a glória de Deus, contanto que não façamos disso um ídolo e o fazemos com admiração e gratidão a Deus pelos bons dons que nos concede.
Sendo um fumante ocasional de charutos por 14 anos (comecei antes de ser uma moda e continuei depois de sair de moda), tenho algumas ideias sobre como podemos usar charutos para a glória de Deus. Aqui estão 20 delas:
1. Fume de maneira lenta e reflexiva, como parte da disciplina de contemplação da Palavra de Deus.
2. A maioria dos fumantes olha muito para seus charutos enquanto está fumando, seguindo com o olhar as veias das folhas e admirando o crepitar dentro do “embrulho”. Um bom charuto é uma obra de arte. Isso me deixa feliz e me faz agradecer a Deus por sua criação.
3. Fume ao ar livre e agradeça a Deus por ter criado o céu, as nuvens, a grama e as árvores.
4. Meu professor de religião da faculdade, o saudoso M.B. Jackson, costumava sair da sala de aula durante as provas. Com o cachimbo na mão, dizia: “Se precisarem de mim, estarei na escada, enviando ofertas queimadas a Deus”. Essa é uma boa perspectiva. Quem fuma charutos gosta de ver a fumaça subir. Pense nisso como um holocausto de ação de graças ao Criador de todas as coisas boas.
5. A ponta de um charuto queimando é, ao mesmo tempo, sedutora e perigosa. O mesmo acontece com o pecado que leva ao inferno. Essa é uma boa ilustração para ser usada pelos pregadores que gostam de fumar.
6. O armazenamento adequado dos bons charutos requer acompanhamento e cuidado (com a temperatura, a umidade etc). Preocupar-se com os outros e desejar acompanhá-los são virtudes em falta na Igreja moderna. Podemos agradecer a Deus pois cuidar de charutos nos ajuda a sermos curados da “doença da pressa”.
7. Bom tabaco é cultivado, tratado e enrolado através do trabalho duro de homens e mulheres em algumas partes do mundo que a maioria de nós jamais irá visitar. Toda vez que fumo um charuto penso nas mãos calejadas, incansáveis e talentosas que fizeram meu charuto. Ore por essas pessoas, para que Deus conceda-lhes uma vida longa, plena de saúde e felicidade; e agradeça a Deus por eles e seus dons.
8. Dê graças a Deus por ter criado lugares neste mundo especificamente para produzir o tabaco perfeito. Locais onde tudo colabora para isso: o clima, o solo e os agricultores. Cristãos não acreditam em coincidências.
9. Não inale a fumaça do charuto para dentro de seus pulmões.
10. As cinzas são um ótimo adubo. Depois de fumar, coloque-as sobre a grama ou em canteiros de flores. Assim, você será um bom mordomo da criação.
11. Forme um grupo de estudo bíblico ou grupo de discussão teológica em uma lugar reservado só para fumantes.
12. Frequente lugares onde pessoas que você não conhece fumam charutos. Use cada oportunidade para construir pontes e gerar diálogos que lhe permitam ser testemunha do evangelho.
13. Fume com bons amigos cristãos, rindo muito e falando sobre coisas que são importantes (ou não), e agradeça a Deus pela amizade. Faço isso regularmente e posso dizer que uma das coisas que mais conforta minha alma é fumar charutos até altas horas da noite enquanto aprecio a companhia e a amizade de bons cristãos.
14. Dê bons charutos – bons mesmo! – de presente em outras ocasiões, além do nascimento de uma criança.
15. Admire-se que, um dia, alguém descobriu como transformar a planta do fumo em charutos (ou cachimbo) e veja que a criatividade humana é uma consequência de sermos feitos à imagem de Deus.
16. Para os fumantes casados: agradeça a Deus por ter uma mulher incrível que deixa você fumar. (Isso é, se ela for uma mulher incrível que o deixa fumar. Se não for o caso, dê graças a Deus por ter uma esposa que se preocupa com sua saúde, sua reputação, seu bom hálito e com todas as coisas que ela não aprova.)
17. Enquanto você fuma, pense em todos os fumantes de charuto famosos que conhece – comediantes, escritores, atores, pintores, poetas e cineastas – e dê graças a Deus por sua arte (e pela arte em geral).
18. Escolha uma passagem em sua Bíblia. Acenda seu charuto e comece a ler. Não pare até que tenha fumado o charuto até o fim. É melhor que usar ampulheta ou cronômetro.
19. Leve dois charutos para a entrada de sua casa. Acenda um. Aguarde o vizinho sair de casa e então ofereça-lhe o outro.
20. Se você compra a granel, use as caixas vazias para colocar presentes ou comida e dê a crianças carentes.

Fonte: http://www.pavablog.com/2010/10/29/20-maneiras-de-fumar-charutos-para-a-gloria-de-deus/
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que me fez pensar em como somos preconceituosos em nosso modo de julgar, por exemplo, nós os brasileiros causamos escândalo para nossos irmãos alemães por tomarmos café, substancia muito prejudicial á saúde, isso é fato. E nós por nossa vez nos escandalizamos com eles pelo fato de eles consumirem cevada até mesmo nas reuniões eclesiásticas.
Fato é que em todas as culturas somos seres que fazemos-consumimos coisas que podem ser prejudiciais quando feitas-consumidas em excesso, seja café, tabaco, coca-cola, carne vermelha, cevada, massas, Televisão, sexo, materialismo, lanches como hot-dog ou hamburger, etc.




Devemos é saber de uma coisa básica antes de usar-fazer-consumir algo que nos dá prazer:

TUDO EM EXCESSO FAZ MAL.

Da mesma forma devemos saber de uma coisa básica antes de criticar alguém que faz algo que achamos errado:

NÃO SOMOS DONOS DA VERDADE.

Portanto deixo o texto de Romanos 14 para que cada um reflita em sua própria conduta.

Fernando Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário